Os elementos da Culpabilidade são:
IMPUTABILIDADE: é a capacidade de entender e querer. Via de regra, todos nós somos imputáveis. Causa de exclusão (art. 26, CP): doença mental, desenvolvimento mental incompleto, desenvolvimento mental retardado e embriaguez completa oriunda de caso fortuito ou força maior.
POTENCIAL CONSCIÊNCIA DA ILICITUDE: "consciência profana do injusto”, basta que o agente tenha condições suficientes para saber que o fato praticado está juridicamente proibido e que é contrário às normas mais elementares que regem a convivência. Exemplo: tradição dos índios de matar criança deficiente. Excludente: erro de proibição.
EXIGIBILIDADE DE CONDUTA DIVERSA: permite a formação de um juízo de reprovabilidade de uma conduta típica e ilícita. Entendendo culpabilidade como juízo de reprovação, só posso estabelecer juízo de reprovação contra alguém, se no caso concreto, eu podia exigir dessa pessoa comportamento diverso. Excludentes: coação moral irresistível e obediência hierárquica.
Gostei o conceito do exemplo ficou simples bem objetivo e claro.
ResponderExcluirComo conseguem alguns doutrinadores complicar o que é tão logico.
Parabéns
Bom resumo. Parabéns.
ResponderExcluirDeve haver os três elementos para concluir sobre culpa ou apenas um deles é suficiente?
ResponderExcluirPara que exista a Culpabilidade é necessário que estejam presentes em conjunto os três elementos.
Excluirdeverar haver os tres meu amigo, essa estrutura e como uma coluna, faltou uma, desmonta tudo, no entanto nao existira culpabilidade.
ResponderExcluirMuito bom o resumo, ajudou bastante :)
ResponderExcluirParabéns...
Parabens otimo resumo
ResponderExcluirFinalmente alguém consegue fazer um resumo conciso, objetivo e prático! Parabéns pelo blog, ajudou bastante!
ResponderExcluirmuito bom , perfeita colocação!
ResponderExcluirfarei prova essa semana , me esclareceu muito.
Direito é outra coisa! Só quem estuda sabe.
ResponderExcluirDireito é outra coisa! Só quem estuda sabe.
ResponderExcluirParabéns pelo conteúdo, um texto curto e simples, porem completo e bem objetivo, muito bom.
ResponderExcluirNão precisam estar presentes os três elementos para afastar a culpabilidade. Exemplo: tenho 21a, sem doença mental, e fui torturado para matar alguém (nos termos da lei 9.494, ART.1°, b), mato por ter sido submetido à coação irresistível, apesar de autor do crime, não responderei, pois o elemento da culpabilidade "exigibilidade de conduta diversa" foi afastado pela coação. Note que, no exemplo, sou imputável (maior de 18 e sem problema mental) e possuo consciência da ilicitude do crime de homicídio, mas não posso ser culpado pelo crime que fui obrigado a praticar
ResponderExcluirSendo mais claro: para preencher a culpabilidade precisa dos três elementos juntos; portanto, para afastá-la, basta que um deles esteja ausente.
Excluir